sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Burocracia como fator impeditivo da livre iniciativa: transição modernidade - pós-modernidade

A Empresa desempenha atividade econômica e encontra no artigo 170 da Constituição Federal sua fundamentação. Um dos princípios encontrado neste texto constitucional é o da Livre Iniciativa. Vive-se atualmente numa sociedade de transição entre a modernidade e a pós-modernidade. Nesta última encontra-se uma nova perspectiva da postura do empreendedor e da sociedade empresária, sendo necessário o atendimento às exigências das características marcantes de um mundo economicamente globalizado, tais como: flexibilidade, agilidade, comodidade, informalidade, a queda das fronteiras. A burocracia, termo melhor desenvolvido por Max Weber diz respeito ao modo de organização administrativa da empresa. Hoje ganhou outra conotação dizendo respeito ao excesso de papéis e procedimentos para, por exemplo, a abertura de uma empresa. A burocracia é inflexível, causa morosidade no processo, não proporciona comodidade, é extremamente formal e dificulta a queda das barreiras geográficas para o desempenho da atividade econômica. Assim, a burocracia emperra o surgimento de novas empresas diante de um mundo que se globaliza economicamente e com forte base em um estilo de vida pós-moderno e isto tem reflexo no princípio da Livre Iniciativa consagrado na Constituição Federal do Brasil. A internet, especialmente os sites de negócios proporcionam todos os anseios para que a empresa atenda às necessidades atuais, tanto no mercado nacional como no mercado internacional.

4 comentários:

Anônimo disse...

Alexsandro Duarte, aluno do Curso de Direito do Termo 6° C do periodo Noturno da Instituição de ensino superior, UNIESP de Presidente Prudente/SP.
Ola Professor, é uma grande satisfação contribuir para esta pagina tão importante não só para o estudante de Direito, mas sim, para toda a sociedade, por se tratar de um dos temas que atingem a economia de nossa nação..."Empresa". Com tudo, pude perceber,isso gera mais clareza e transparência para todos, relacionado, socidade empresaria, tal como exemplo, a criação do Micro-empreendedor individual, que estaria diminuindo a informalidade (opinião pessoal). É uma grande iniciativa da parte dos colaboradores desse blog.

Anônimo disse...

Gostei do modo sutil e inteligente da colocação no blog de matéria importante, estudado no decurso deste bimestre, inclusive foi alvo de uma pergunta na prova, como já tinha lido considero bem respondido tal questão, sucesso em outros artigos de importância tamanha. Aliás não me foi possivel fazer 1º trabalho do bimestre. É possível fazer um outro para recuperar nota? Ah foi devido a gripe que inclusive me afastou da empresa em que trabalho. Carlos washington lujan 6 c noturno.

Professor Luis Fernando Nogueira disse...

Carlos, muito obrigado sua participação. Converse pessoalmente comigo na faculdade, ok?

GRACIELY CUENETE SILVA disse...

Esse reflexo de burrocrácia (burrocrária), vão realçar agora na preparação para as Olímpiadas de 2016, com surgimento de novos empreendimentos principalmente na àrea de turismo, onde precisa se cumprir algumas exigências, em todo setor. Quem sabe o nosso governo torna-se mais flexível aos novos investidores, para com isso torne o Brasil um país atraente para empresários do mercado interno e externo.