domingo, 2 de janeiro de 2011

Esperança - atitude daquele que espera

Segundo a Enciclopédia Eletrônica Wikipédia, a palavra Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança — i.e., acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados atribuídos à fé. Acredito que ao vir outro ano, nossas esperanças se refazem, se renovam. Na verdade, acredito que isso DEVE ser assim. Precisamos que ela se renove. Enfim, preciso ter esperança; preciso olhar  para tudo e todos e ter esperança! É assim que tem que funcionar. Sabem por que? O que seria das nossas vidas se em nossas vidas não tivéssemos certa perseverança para acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário? O que nos motivaria? O que proporcionaria em nós o sentimentos de que devemos seguir em frente caso não houvesse esperança? Quero ser franco: estou abraçado a ela! Olho para mim mesmo, e sinto-me obrigado acreditar e a ter esperança em mim mesmo. Esperança de que as coisas que não consegui mudar; que não consegui fazer (ou deixar de fazer); situações em que decidi errado; falei errado; pensei errado...Em tudo isso preciso acreditar, preciso ter a esperança, a confiança que posso ser e fazer diferente do que fui e do que fiz!
Mas ainda que eu consiga ser e fazer tudo diferente, refleti e conclui que a esperança que o mundo precisa (necessita) não é apenas a minha mudança de atitude. As pessoas precisam mais do que isso. Precisam daquele que conseguiu mudar a História do Mundo; da Vida e da Morte! Nós precisamos de CRISTO!
O significado de CRISTO é "messias", ou salvador (remidor). As pessoas conhecem um Cristo pregado na Cruz. Mas todos nós precisamos conhecê-lo como o único Homem que se encontra no Céu e que voltará para buscar aqueles que o conheceram de verdade nos seus corações. Todos o respeitam, muitos até comemoram a suposta data de seu nascimento. Contudo, poucos o conhecem de verdade em seus corações! E sabe por que? Porque temos esperança apenas em nós! Antes de tudo, nossa esperança É e ESTÁ em Cristo.
Amplexos,
Professor Luis Fernando Nogueira